Quem Somos

Nosso lema é:

Religião, Trabalho, Recreação, Família e Sociedade.

Quem Somos

A Obra Kolping do Brasil é um movimento social católico, de caráter familiar que, por meio da formação e ação, visa a promoção integral da pessoa humana, principalmente do trabalhador e de sua família.

A organização busca a promoção integral da pessoa humana, ou seja, quer ser uma “escola de vida” que inclui os aspectos religioso, profissional, recreativo, familiar, social e a transformação das realidades sociais em que vive o homem através da formação e ação social.

Tal ação social pode dar-se no campo laboral, assistencial, recreativo, cultural, organizativo, ambiental e não tem caráter paternalista. Pretende, ao contrário, trabalhar com o princípio de ajuda para a autoajuda.

A Obra Kolping do Brasil se destina a pessoas de todas as classes sociais, ocupando-se, principalmente, do jovem trabalhador.

Todo o trabalho da Obra Kolping do Brasil se assenta na vida comunitária de seus membros. Nos grupos Kolping, é cultivado o relacionamento amigo, o clima familiar, a participação comunitária e o espírito democrático.

O trabalho desenvolvido é da responsabilidade dos leigos que a constituem, e são auxiliados, neste trabalho, pela orientação dos assistentes religiosos, que podem ser padres, religiosos ou, na sua falta, até mesmo leigos.

Visando a promoção integral da pessoa humana, a Obra Kolping escolheu os seguintes campos de atuação para seus programas de formação e ação social:

Religião e Igreja;
Trabalho e Profissão;
Recreação e Cultura;
Família e Comunidade;
Sociedade e Política.

A Obra Kolping se propõe a trabalhar com outras organizações que também visam o bem comum: entidades civis e religiosas, públicas ou privadas e procura entrosar seu trabalho com os planos da Igreja no Brasil.

Com os órgãos estatais e entidades particulares, procura tornar-se parceira de projetos concretos, não adotando, porém, sistemas ou ideologias que por ventura representem.

Missão

Transformar as realidades sociais no exercício da cidadania através do desenvolvimento profissional, ambiental, cultural, religioso e comunitário.

Visão

Constituir uma sociedade evangelizada e justa em que todos tenham oportunidades de auto realização e uma vida digna. ______________________________

Fé em Cristo;
Solidariedade;
Honestidade;
Responsabilidade;
Qualidade.

Propósitos

Que cada associado venha a ser:
Um cristão autêntico;
Um trabalhador competente;
Uma pessoa criativa e recreativa;
Um membro de família responsável;
Um cidadão consciente e comprometido.

Fundamentos para os associados Kolping

1. Adesão a pessoa e evangelho de Jesus Cristo;
2. Ensinamentos da Doutrina Social da Igreja;
3. Vida e exemplo de Adolfo Kolping.