Outubro é o mês Missionário | 21 de outubro – Dia Mundial das Missões

Seligsprechung Adolph Kolpings am 27. Oktober 1991 in Rom mit ca. 50.000 Teilnehmern, 1800 Bannern und 600 Bussen. Prominente u.a.: Bundestagspräsidentin Rita Süssmuth, Bundesarbeitsminister Norbert Blüm, Ministerpräsident Ermin Teufel und Landtagspräsidenten Erich Iltgen und Rainer Prachtel sowie Österreichs Außenminister Alois Mock.

Caros Associados, Diretores e Coordenadores Kolping,

Neste próximo domingo dia 21/10 somos convidados a refletir, rezar e testemunhar sobre o anúncio do evangelho.

Refletirque somos todos responsáveis por este anúncio do Evangelho

Rezar: para que este anúncio chegue até os confins do mundo.

Testemunhar: que todos possamos testemunhar o que anunciamos.

O Lema da campanha missionária é:  “Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz”.

Todos cristãos são chamados. Para quê? Para anunciar, para falar. Mas não é só uma fala exterior, este é um chamado para que todos possamos testemunhar o que anunciamos.

O lema deste ano é: “Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz”.

São Francisco dizia aos Frades: “fale sempre de Deus…anuncie sempre o Evangelho…e quando precisar, também com as palavras”.

O que queria dizer São Francisco? Anunciar é viver,  anunciar com a vida. E quando preciso, também falando.

Nós damos muita importância ao falar e muitas vezes paramos somente no falar, sem ao menos dar o testemunho de vida.

Mas é um compromisso que todos assumimos. Então somos enviados para “Testemunhar o Evangelho” a Boa notícia que Jesus veio nos revelar. E que a Igreja hoje deve continuar a revelar.

A boa notícia que Deus é Pai, que Ele  ama as pessoas, ama o mundo, ama a humanidade. Que Ele é misericórdia e nos perdoa. Anunciar tudo isso para que todos vivam na Paz.

O cristão é enviado de Deus para testemunhar o Evangelho da Paz. Jesus quando enviou os discípulos de dois em dois falou isso: “Anunciem o reino…desejem a Paz para todos. Quem vos receber, terá Paz na casa. Se não a Paz voltará para vocês!”

O desejo é que todos vivam como irmãos realizando o Reino de Amor, Fraternidade, Paz, de Justiça, de Igualdade, de União. Esta é a nossa tarefa, a tarefa da Igreja, de cada cristão e por fim a tarefa da Kolping.

Neste domingo também nós podemos refletir, rezar e testemunhar o Evangelho da Paz.

E na Igreja católica, neste sábado e domingo 21/10, temos a oportunidade de ajudar outros países em missão, em vulnerabilidade e pobreza extrema, especialmente da África e da Ásia com uma oferta material. Podemos fazer algum sacrifício e entregar na coleta como oferta de si mesmo. Oferta da nossa renúncia, do nosso sacrifico. Oferta a Deus.

Santa Terezinha do menino Jesus, padroeira das missões, nunca saiu do convento, Morreu com 24 anos. Ela ofereceu o sofrimento, a oração, e salvou muitas almas se oferecendo a Deus em sacrifício. Que Santa Terezinha nos ajude a ser missionário e a testemunhar o Evangelho da Paz.

Dia 27 de outubro é também o dia Mundial de Oração Kolping pela Canonização de Adolfo Kolping. Portanto que Adolfo Kolping nos conduza a Jesus que é Caminho, a Verdade e a Vida de todo homem e de toda Mulher.

Amém!

Pe. Pedro Arnoldo da Silva