QUEM SOMOS?


Você gostaria de auxiliar para erradicação da pobreza no Brasil?

Se sim, é para isso que a Kolping existe. A Kolping Brasil é uma associação sem fins lucrativos que atua na superação da pobreza por meio de formação e trabalho. Seus programas e projetos visam colaborar para a erradicação da pobreza em todas as suas formas no Brasil.

O QUE FAZEMOS?


Nossos programas sociais


Desenvolvimento de crianças e adolescentes

No Brasil muitas crianças e adolescentes brasileiros vivem em um contexto de pobreza e carência, ficando expostas a situações de risco, que vão desde a falta de acesso à educação e alimentação de qualidade, até a exploração do trabalho infantil sendo cooptadas pelo mundo do crime, drogas, prostituição e violência.

Por conta dessa realidade, o Programa para Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes busca criar alternativas para colaborar com a diminuição da desigualdade social e garantia de um desenvolvimento digno para essas crianças e jovens.

A Kolping desenvolve projetos de educação infantil, formação cultural e cidadã, atividades esportivas, com o objetivo de possibilitar que essas crianças e adolescentes se formem enquanto seres humanos em seus mais diversos aspectos, que atinjam seu máximo potencial e desenvolvam autonomia para que se tornem capazes de interferir positivamente no lugar onde vivem e possam contribuir com a transformação da realidade na qual se encontram.

Formação de jovens e adultos e Empreendedorismo Social

Com a conjuntura econômica atual, o mercado de trabalho para os jovens no Brasil tem sido mais complexo. A baixa qualidade da educação e as poucas chances de exercer uma atividade fazem com que os jovens carentes do Brasil tenham muita dificuldade para encontrar uma oportunidade, principal¬mente quando estão afastados dos centros urbanos. Por causa da falta de trabalho, muitos jovens acabam se envolvendo em atividades violentas, tais como a prática de crimes e envolvi¬mento no tráfico de drogas.

Além disso, existem adultos com plenas condições físicas e psicológicas para exercer uma profissão, mas por conta do analfabetismo ou da falta de qualificação técnica acabam ficando à margem do mercado de trabalho sem ter condições de sustentar suas famílias dignamente.

Para superar essa situação a Kolping, através do Programa de Formação de Jovens e Adultos e Empreendedorismo Social, desenvolve projetos de formação profissional, geração de trabalho e renda, alfabetização de jovens e adultos, intercâmbio cultural, empreendedorismo e desenvolvimento de trabalhadores autônomos.

O trabalho gera a oportunidade de superação da pobreza e todos os males que a acompanham. Através dele muitas famílias têm sua condição elevada, tanto do ponto de vista econômico e material, como em sua dignidade e autoestima.

Combate à fome e à seca

A maior parte da área rural do Brasil sofre com a precariedade de infraestrutura: faltam escolas, hospitais e oportunidades de emprego. As famílias que continuam vivendo no campo precisam criar suas próprias formas para sobreviver. Essa situação se agrava ainda mais em lugares no semiárido nordestino, que não tem fontes permanentes de água doce e que, para tornar a vida possível, é preciso aproveitar a água das chuvas que caem na região com pouca regularidade, por conta da seca.

A maior parte da população que vive nessas regiões sobrevive da agricultura e criação de animais, e para ajudar a transformar a realidade dessas pessoas, a Kolping, através do Programa de Combate à Fome e à Seca, desenvolve projetos de agricultura e pecuária familiar e de convivência com o semiárido.

Por este programa são construídas cisternas que coletam e armazenam água captada das chuvas, as famílias recebem formação para armazenar, tratar e utilizar a água de maneira sustentável. Também são produzidas hortas e quintais produtivos que colaboram para sua subsistência nutricional e geração de renda das famílias, que podem vender os alimentos excedentes de sua produção.

Neste programa, as famílias também aprendem a gerar renda através de aquisição, reprodução e venda de animais, produção de artesanatos e produtos caseiros e desenvolvimento de pequenos empreendimentos produtivos.

Promoção integral da família

A família é fundamental para a construção e desenvolvimento do ser humano, lugar em que se começa a formar a identidade, se aprende a conviver, se recebem os primeiros valores e onde se aprende a perceber o mundo.

Levando em consideração a importância da família, a Kolping, através do Programa de Promoção Integral da Família, desenvolve projetos de apoio psicossocial, apoio à moradia, assistência a pessoas com deficiência, promoção da terceira idade, assistência emergencial e projetos voltados às mulheres.

Esses projetos têm o objetivo de fortalecer a função protetiva da família e seus membros que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social, fornecendo atendimento socioassistencial quando necessário e visando a potencializar a autonomia e protagonismo dos indivíduos, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade da família e da sociedade como um todo.

Desenvolvimento comunitário

É através de formações que a Kolping desenvolve pessoas para se tornarem líderes comunitários que contribuem para a superação da pobreza nas realidades locais.

Todo o desenvolvimento das atividades, projetos e for¬mação de lideranças acontecem no espaço físico das unidades Kolping, locais que necessitam de infraestrutura adequada, material de comunicação, estrutura de pessoal e técnica para que as ações de superação da pobreza ocorram efetivamente.

Assim, o Programa de Desenvolvimento Comunitário procura viabilizar que a estrutura que dá suporte aos projetos sociais seja garantida como: Capacitação de lideranças, formação associativa e sociopolítica, aquisição de equipamentos, reforma ou construção de unidades, negócios sustentáveis, realização de eventos, investimento em pessoas, materiais de comunica¬ção e despesas de suporte aos projetos sociais.

É através dessas ações de formação e convivência para os associados e líderes Kolping que é possível mobilizar pessoas para a causa da superação da pobreza fazendo com que a ação social da Kolping aconteça efetivamente, transformando as realidades sociais.

COMO AJUDAR?

 

CONTATO