CK Bom Jesus: aulas de dança de salão animam a comunidade

Momentos da 6º edição do 'Baile Kolping' que aconteceu em março deste ano.

Momentos da 6º edição do 'Baile Kolping' que aconteceu em março deste ano.

Aulas-DestUm dos cinco lemas do movimento Kolping é a Recreação. Momentos de entretenimento, relaxamento mental e físico. É o que bem faz os membros da Comunidade Kolping Bom Jesus de Manguariba, região oeste da cidade do Rio de Janeiro. Através das aulas de dança de salão, ministradas pelo colaborador Aldair Sales, jovem de 28 anos, pessoas de diferentes idades tem a oportunidade de exercitar o corpo, celebrando a cultura do encontro.

Todo ano a Comunidade promove o “Baile Kolping”, com objetivo de realizar esta confraternização entre os participantes das aulas e convidados, levando as pessoas a conhecerem um pouco desse trabalho; divulgando também os produtos de artesanato produzidos em outras oficinas realizadas pela CK.

Acompanhando este mesmo ritmo, queremos destacar a missão e um pouco da história deste professor que, dedica um pouco do seu tempo para levar a arte da dança para as pessoas. Aldair Sales, morador do sub bairro chamado Santa Margarida – Cosmos/ RJ, atualmente trabalha como garçom, ajudante de cozinha é técnico em edificações, e no momento está graduando em Educação Física. Ao dar uma pequena entrevista para o portal da OKB, o jovem partilhou:

Há quantos anos é movido pela dança? Quando que você se apaixonou por essa arte?

Com a dança de salão há 3 anos, como quadrilha de festa junina, que também faz parte da dança de salão, eu posso dizer que trabalho há 10 anos. Eu me apaixonei foi no ano de 2006, quando meus amigos tinham um grupo de dança, eu não gostava mais assistia, eu jogava capoeira na época, então, não gostava de dançar. Apesar que, capoeira também é dança (risos). Mas a paixão veio quando vi “uma movimentação” e gostei, porém para eu aprender essa tal movimentação meus amigos fizeram eu aprender; como eu tinha facilidades para aprender fui gostando e dançando bastante na época.

O Movimento Kolping e as pessoas da Kolping o que trouxe de bom pra você até os dias atuais?

Quando fui convidado para dar aulas em Manguariba, pensava que era só uma ONG. Mas depois fiz uma pesquisa sobre e descobri os trabalhos fora do Brasil e dentro do Brasil. Hoje tenho focado em colaborar focando nas minhas aulas de dança e cumpro com meu dever. Quando vejo que devo dizer algo para melhorar a vida da CK falo com a dona Regina, membro da diretoria da Comunidade.

O que trouxe de bom? Digo que a humildade do pessoal e a valorização do meu trabalho. Eu consegui ver gente que não falava na aula e hoje fala até demais (risos), pessoas que eram tristes e hoje estão sorrindo. Pessoas que não acreditavam que ia conseguir dançar, e hoje estão indo em bailes se divertindo.

2º edição do 'Forró da Caixinha Solidária' em parceria com a organização 'Adote Rio' - 28.05.2017

2º edição do ‘Forró da Caixinha Solidária’ em parceria com a organização ‘Adote Rio’ – 28.05.2017

Por que você aceitou ser um colaborador/voluntário Kolping? Você acha que a arte pode mudar a realidade social existente? Porquê? Comente.

Então, sou voluntário, mas recebo uma ajuda de custo por oferecer meu trabalho, sei que é pouco, mais a satisfação é maravilhosa. Acho que arte de dançar pode mudar sim, porque você oferece a uma comunidade que não tem quase acesso à cultura. Eu sei que a dança está mudando várias vidas ali.

Qual seu maior sonho?

Meu maior sonho é acabar com a rivalidade entre as classes sociais, só assim poderemos viver bem. Já na vida profissional, digo que não tenho, as coisas vão se realizando com o tempo.

Quem pode participar das aulas de dança de salão Kolping?

Todo mundo pode, menores acompanhados dos pais ou eles concedendo autorização. Precisa ter interesse em querer aprender a dançar. Depois é só dançar e sorrir muito (risos).

Se você pudesse deixar uma mensagem positiva para pessoas, nesses tempos difíceis , qual mensagem diria?

“Menos individualismo e muito mais pensamento no coletivo”.

Prof. Aldair Sales apresentando a 5º edição do Baile Kolping em 2016

Prof. Aldair Sales apresentando a 5º edição do Baile Kolping em 2016

I SERVIÇO I

As aulas de dança acontecem todas as terças-feiras das 19h30min às 21h30min.
Local: CK Bom Jesus – End.: R. 11, 660 – Paciência (Manguariba) , Rio de Janeiro – RJ, 21046-175 (ao lado da Paróquia Bom Jesus).

Mais informações: (21) 98524-2098

Momentos da 6º edição do 'Baile Kolping' que aconteceu em março deste ano.

Momentos da 6º edição do ‘Baile Kolping’ que aconteceu em março deste ano.

 

Alguns integrantes das aulas de dança de salão.

Alguns integrantes das aulas de dança de salão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *