Associado

Como se associar

Para se tornar um Associado Kolping, primeiramente, se atente a algumas questões:

O que significa ser associado?

1. Praticar a fé cristã seguindo o ideal do Bem-Aventurado Adolfo Kolping.
2. Aceitar realizar o programa proposto pelo fundador e sua obra.
3. Fazer parte de uma Comunidade Kolping onde vivo.
4. Participar ativamente na vida e missão de Cristo e da Igreja.
5. Emprenhar-se na construção de uma nova sociedade através da promoção do trabalho e solidariedade com o homem trabalhador no país e no mundo.

Qual o perfil de um associado Kolping?

Em síntese, uma pessoa que acredita e segue os fundamentos Kolping.

- Pessoa e evangelho de Jesus Cristo
- Doutrina Social da Igreja
- Vida e Obra do Beato Adolfo Kolping

Quais são as formas de se associar?

Existem três categorias de associados:

Associados Efetivos: São os associados que participarem do ato de fundação de uma Comunidade Kolping como fundadores e aqueles que por proposta da diretoria sejam admitidos nessa qualidade, e cumpram com suas obrigações estatutárias e regimentais. Tem direito a voto e eleição em todos os níveis da Obra Kolping, desde que esteja em dia com suas contribuições associativas a ser fixada pela OKB.

Associados Cooperadores: São membros que se identificam com os fundamentos e finalidades da Obra Kolping e são admitidos pela diretoria da CK, que daí em diante pagarão uma contribuição associativa estabelecida pela OKB e poderão participar em todos os eventos da Obra Kolping, onde terão direito a voz, passando a fazer parte da Kolping. Depois de um ano de participação ativa e estando em dia com o pagamento das contribuições poderá ser efetivado e declarado associado efetivo, desde que tenha a idade mínima de 18 anos. O associado cooperador não tem direito a voto e não pode ser eleito para cargo de direção.

Associados Honorários: Pessoas que prestaram serviços relevantes e são admitidos como tal pela diretoria. Não tem direito a voto e não podem ser eleitos para cargo de direção.

Se identificou?

Entre em contato com a Comunidade Kolping mais perto de
você e se torne um associado! Escolha a sua comunidade aqui.

Direitos e deveres

- Poderá se associar a pessoa que aceitar os fundamentos e finalidades da Obra Kolping Do Brasil (OKB) e for admitida pela Diretoria de uma Comunidade Kolping (CK).

- A Obra Kolping Do Brasil é constituída por número ilimitado de associados, distribuídos em quatro categorias.

- Conheça os direitos e deveres de cada uma:

ASSOCIADOS EFETIVOS: são os associados que participarem do ato de fundação de uma Comunidade Kolping como fundadores, e aqueles que por proposta da Diretoria da CK, sejam admitidos nesta qualidade e cumpram com suas obrigações estatutárias e regimentais.

• O Associado Efetivo terá um número de cadastro na CK em que for associado;
  • O Associado Efetivo tem direito a voto e eleição em todos os níveis da Obra Kolping, conforme disposições contidas no Estatuto Social e no Regimento Interno da Entidade, e desde que esteja em dia com suas contribuições associativas a ser fixada pela OKB.

ASSOCIADOS COOPERADORES: São membros que pagarão uma contribuição associativa estabelecida pela OKB e poderão participar em todos os eventos da OBRA KOLPING, onde terão direito a voz,  passando a fazer parte da Obra Kolping.

• O Associado Cooperador que durante um ano participar ativamente em sua CK, estando em dia com o pagamento de suas contribuições associativas, poderá ser efetivado e declarado Associado Efetivo pela Diretoria da CK, desde que tenha a idade mínima de 18 anos, passando a partir daí a ter direito a voto;
  • O associado cooperador não tem direito a voto e não pode ser eleito para cargo de direção em todos os níveis da OKB.

ASSOCIADOS HONORÁRIOS:  São pessoas que tendo prestado relevantes serviços para a Associação, são admitidas como tal  pela Diretoria da CK, OKE (Obra Kolping Estadual) e OKB.

• Os associados honorários não têm direito a voto e não podem ser eleitos para cargos de direção dentro da OKB, assim como de nenhuma instância do Movimento Kolping.

- Os associados, em hipótese alguma, responderão pelas obrigações assumidas pela Obra Kolping do Brasil em todos os seus níveis, seja de forma solidária ou mesmo  subsidiária, assim como nenhum direito terão no caso de retirada ou exclusão do quadro de associados,  não recebendo remuneração ou honorários por serviços ou trabalhos realizados.

-  Os associados se comprometem a cumprir e respeitar as disposições  contidas no Estatuto Social e no Regimento Interno, bem como, acatar as Resoluções emanadas da Assembleia Geral e da Diretoria da OKB.

- Os associados efetivos que se transferirem para outra localidade onde exista uma CK,  poderão fazer parte do quadro de associados desta CK, desde que manifestem interesse e adotem as providências necessárias à nova filiação.

- Ninguém poderá ser associado efetivo em mais de uma CK simultaneamente. O ingresso em uma nova CK autoriza o imediato desligamento daquela a que anteriormente pertencia o associado.

- A filiação de um associado cessa por motivo de falecimento,  renúncia voluntária ou por exclusão, nas hipóteses dos parágrafos 2º e 3º desse artigo.

- Os associados que desejarem renunciar, deverão primeiramente cumprir com suas obrigações financeiras e entregar sua carteira de associado na CK.

- O associado que tiver comprovadamente faltado durante um ano,  com suas obrigações de participação e contribuição financeira,  será convidado formalmente a colocar em dia seus compromissos. Não atendendo no prazo máximo de um mês,  será demitido do quadro de associados pela Diretoria da CK  "ad-referendum"  de sua Assembleia Geral.

- O associado que cometer falta grave contra os princípios da Comunidade Kolping, dos ideais da Obra Kolping ou violar a legislação criminal vigente no país, poderá ser excluído do quadro associativo por decisão da maioria absoluta da Diretoria Executiva da CK, cabendo-lhe recurso desta decisão, em primeira instância à primeira Assembleia Geral da CK a se realizar, e em segunda instância para a Diretoria da OKE ou Equipe de Coordenação Estadual, e em última instância para a Diretoria Executiva da OBRA KOLPING DO BRASIL, que sempre decidirão por maioria absoluta.

Veja todas as informações no Estatuto da Obra Kolping do Brasil completo aqui

Conheça quais as vantagens e benefícios se ser um Associado Kolping!

A primeira vantagem é a motivação material:

• Valores materiais são motivações e transparências compreensíveis e fáceis de realizar;
  • Alguns exemplos são descontos em cursos oferecidos na Comunidade Kolping, em pagamentos de uma compra na farmácia, na loja, no supermercado, ou até num atendimento médico.

Verifique os benefícios oferecidos na sua CK!

A segunda vantagem é a motivação social:

• Pelo fato de uma pessoa ser convidada para ser um associado, já promove e anima a pessoa. Um convite aceito valoriza a minha pessoa;
  • Uma das vantagens sociais mais profundas é a amizade;
  • A amizade, de maneira especial, motiva a para um compromisso e fidelidade ao serviço social.

A terceira vantagem é a motivação espiritual:

• A descoberta da dimensão espiritual é de suma importância;
  • A aceitação de uma proposta espiritual fortalece e entusiasma a nossa vida. O que transforma nas pessoas são os ideais, que buscam um sentido que transcende o material e o social;
  • A sociedade depende de ideais de vida, pois eles transformam a humanidade.