Assembleia geral da Obra Kolping Estadual do Piauí e visita do presidente da Obra Kolping do Brasil

Assembleia PI 1

Assembleia PI 1

No dia 23/04/2017 o Presidente da OKB (Obra Kolping do Brasil), Edvaldo Azevedo, acompanhou a Assembleia Geral da OKE (Obra Kolping Estadual) do Piauí. Ele relatou que as Comunidades Kolping (CKs) do Piauí estão muito focadas em sustentabilidade e muitas já possuem suas próprias fontes de renda, como exemplo das comunidades abaixo:

A CK Cipó cultiva horta orgânica e são especializados em produção de pimentas, receberam formação do cultivo, envase e venda, chegam a gerar mais de R$ 600,00 após as feiras na comercialização de seus produtos. A horta também serve de fonte de subsistência para as famílias.

Assembleia PI 2A CK Engano de Baixo tem uma rádio católica e tem grande audiência na região, sendo utilizada inclusive pelos padres. No dia da visita o Presidente da OKB teve a honra de gravar uma entrevista para a rádio Boa Nova FM (www.fmboanova.com.br).

Durante a visita houve um momento muito rico com o Sr. Luiz que palestrou com muita propriedade sobre a missão Kolping, sempre destacando o papel da Igreja Católica como um dos pilares importantes para o sucesso do movimento.

Outro ponto importante fora a inauguração do condomínio Essen Alemanha, aconteceu após as 21h00 devido à chuva que caia no local, dando uma trégua de uma hora, tempo exato para o corte das faixas de inauguração e composição da mesa solene, a qual tivemos participação do presidente nacional, toda a diretoria da OKE Piauí e também de autoridades locais, tais como a ex-prefeita e sua, presidente da câmera de dois municípios e alguns vereadores.

Após a fala de todos que compuseram a mesa, iniciou-se a visitação às casas, muito aconchegantes e grandes, com várias plantas, de um, dois e três dormitórios, local muito bonito e amplo, com piscina no condomínio, portaria e do lado de fora algumas lojas com portas para rua, que fazem parte do empreendimento. Todas as casas e lojas serão alugadas a preços populares, e toda a receita será destinada para suprir as despesas administrativas da OKE Piauí e financiar projetos também.

Assembleia PI 4Antes do início oficial da Assembleia, houve um convite para a inauguração do Banco Comunitário Retiro, o qual a CK Esperantina apoia e contribui para o desenvolvimento e funcionamento desse Banco. Em Pedro II, funciona o banco comunitário Opala, muito importante para o trabalhador, ele empresta dinheiro na sua moeda própria e não cobra juros, desde que o trabalhador pague em dia. A moeda é aceita em locais credenciadas, onde o comerciante troca os opalas por real no próprio banco.

Iniciada a assembleia, após cada explanação da pauta, foi feita a votação e todos os itens foram aprovados por unanimidade sem abstenções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *